terça-feira, 8 de março de 2011

Anatomia Descritiva dos Animais Domésticos

 A Anatomia Descritiva dos Animais Domésticos é uma discilpina que tem por objetivo identificar e reconhecer as estruturas e órgãos presentes nos diferentes sistemas, bem como particularidades dos mesmos e a participação na complexidade do corpo dos animais domésticos. Está presente nas grades horárias curriculares de cursos como a Medicina Veterinária e a Zootecnia. 

O estudo da anatomia é dividido em dois ramos: Anatomia Descritiva e Anatomia Topográfica. A Antomia Descritiva ocupa-se da descrição dos diversos aparelhos (ósseo, muscular, nervoso, etc...) e subdivide-se em macroscópica (estudo dos órgãos quanto a sua forma, seus caracteres morfológicos, seu relacionamento e sua constituição) e microscópica ( estudo da estrutura íntima dos órgãos pela pesquisa microscópica dos tecidos e das células). Já a Anatomia Topográfica dedica-se ao estudo em conjunto de todos os sistemas contidos em cada região do corpo e das relações entre eles.

Neste blog, iremos iniciar o estudo da Anatomia Descritiva dos Animais Domésticos seguindo uma ordem cronológica que satisfaça as exigências padrões dos cursos de Ciências Agrárias do todas as universidades do país.

Sejam todos bem-vindos...

3 comentários: